31 de julho de 2008

Monopegação, você sofre disso?

Escrever sobre besteiras é bom e acaba nos fazendo rir... às vezes escrevo futilidades com o único intuito de me divertir...

Em mais uma terapia de botequim, uma conversa muito animada com duas amigas de longa data veio esclarecer um problema que aflige muitas pessoas. A patologia se chama monopegação. Grave bem este nome e saiba se você também sofre deste mal.

Segundo a psicóloga, terapeuta e bem resolvida D. Miguez – minha amiga –, um dos sintomas da monopegação é a ansiedade. Pois muito bem. Para a especialista no assunto, se você se interessa por uma pessoa e consegue ter um affaire com esta (vale lembrar que a palavra affaire significa “negócio” em francês e, ironicamente, um relacionamento amoroso não deixa de ser uma espécie de negócio), mesmo que seja por pouquíssimo tempo – uma ficada, duas, mas não mais que três – e depois toma uma atitude incisiva, colocando-o (a) contra a parede: pronto! Você já está sofrendo desta patologia!

Geralmente, as pessoas não conseguem se desvincular de seus mais profundos sentimentos por quem se apaixonou e se acham no direito de cobrar – rapidamente – um posicionamento diante do acontecido! Em outras palavras: quer compromisso sério e ponto final! É aí que a ansiedade mostra sua cara! A pessoa passa então a perseguir com telefonemas e torpedos, e-mails, orkut, msn e toda a tecnologia disponível no mundo virtual. Além disso, você convida para sair, jantar, jogar, dançar, assistir um filme, sempre insistindo um programa para todos os dias da semana (afinal, tem que marcar presença!).

Até você escutar um... “quando EU quiser sair contigo, deixa que eu te chamo, ok?”. A casa cai e você se abala profundamente! No fundo, você conseguiu o que não queria e acabou afastanto. Claro! Você assustou tanto a criatura, cobrando namoro, casamento, filhos, família, cachorro, apartamento que no final não há ser humano que agüente tanta pressão!

Sintoma número dois: a carência múltipla. Você não acredita mais no amor, acha que ninguém lhe ama, ninguém lhe quer. Não entende por que a pessoa se afastou assim... tão rapidamente! “Ela parecia gostar tanto de mim...”

Pois é, meu amigo, o seu problema foi não saber controlar seu impulso! A monopegação lhe faz sofrer, porque ser fiel é mais forte que você! Ninguém tem mais graça que ela, ninguém chama mais atenção do que ela. Mesmo quando você tenta conhecer outra pessoa, parece que não rola a mesma química que rolou com ela...

E agora, José? Acabou?

Bem, segundo a especialista D. Miguez, você pode dar uma reviravolta na situação. Como? Mostrando que você não precisa desta pessoa para ser feliz! Você é bem resolvido (a) e pronto! “E como faço para ele (ou ela) tomar ciência disso?”! A partir de agora, caro leitor, não me responsabilizo pelo que irei escrever. São idéias alheias! E no final, você vai dizer: “isso é coisa de adolescente!”, mas que segundo elas, acaba funcionando!

Sempre entre no msn com frases de efeito, do tipo: “hj a noite promete!”, “ontem foi perfeito”, “obrigado por tudo, vcs são demais!”. Parece que não, mas fica sempre uma pulga atrás da orelha da outra parte pensando “o que é que ela tem feito e com quem anda saindo?”, “nossa, ela parece que se recuperou tão rápido, está tão bem! Saindo até dia de semana...”.

Outra dica (essa é pior!): vá nas noitadas mais badaladas da cidade! Chame todos os amigos solteiros, de preferência bonitos (bonitas), e chame também todos os fotógrafos dos sites de festas! Tire várias fotos e depois coloque no seu álbum do orkut! (ahahhaha! Isso é péssimo!). Vale tudo para se tornar “bem resolvido (a)”!

Há casos que a outra pessoa não resiste... e acaba lhe procurando. Ou seja, tudo que você queria, e melhor, agora você é quem domina a situação!

D. Miguez, muito obrigado pela tarde hilária que passamos! Como prometido (Pris e D.), aqui está o texto explicativo sobre a patologia que agora já tem nome próprio: monopegação!

Diante de tanta coisa absurda, não tem como achar graça disso!

3 comentários:

Anônimo disse...

É, amigo... Vivemos uma tarde de descobertas, não é mesmo? Foi muito divertido e instrutivo para mim. Vamos ver se consigo aplicar as idéias trocadas. Ser humano é muito complicado.... Preferia que as coisas fossem mais simples... Mas, temos que nos adaptar a realidade que nos cerca. Portanto, tentarei fazer isso. Afinal, até hoje tentei a "sinceridade total" e não deu em nada. Sendo assim, vou tentar manipular o resultado e fazer com que o placar fique favorárel! Bjs, Pri

Anônimo disse...

Como não achar graça?? Me diga!!
rsrsrsrs..."monopegação"
Neste você se superou meu caro escritor! Estou rindo sem parar. Simplesmente hilário! de todos os textos que li até hoje (e realmente li TODOS) aqui em seu blog este foi o mais engraçado, principalmente a parte das frases de "efeito"!!!
Muito bom! Até o próximo!

railer disse...

um dos problemas é que as pessoas acham que namoro é sinônimo de cobrança...

gostei das dicas. divertidas e parece que funcionam! rs