20 de março de 2010

Cérebro humano vive a novidade

Li um texto, que não sei exatamente se é um artigo científico (portanto se tem fundamentos e estudos sérios sobre o assunto), mas que me chamou atenção, porque tenta explicar por que nós sentimos o tempo passar rapidamente, conforme o passar dos anos. Segundo o texto, o nosso cérebro mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Ou seja, se algo é novo, estranho, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo! Já o que estamos acostumados a viver, o cérebro é extremamente otimizado.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como acordar, dormir, comer etc. Portanto, ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático, e “apagando” as experiências duplicadas. Exemplo fácil: dirigir um automóvel pode parecer super difícil no início, porque até o cérebro coordenar os diferentes movimentos, demora. Mas depois que aprende, acabamos ligando o “piloto automático”.

E o que faz parecer que o tempo está acelerando é justamente a nossa ROTINA! Ela é fundamental em nossas vidas e realmente otimiza muita coisa, mas quando exagerada acaba tornando a vida monótona demais, chata e... automática!

Dizem que o ideal é trabalhar com um antídoto: M&M – Mude e Marque. Ou seja, o Mude serve para realizar algo diferente sempre e o Marque serve para criarmos o ritual, como a comemoração do seu aniversário todo ano e o registro de fotos desses momentos. Se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

Pensando nisso, acredito cada vez mais que saber viver é justamente não criar rotina para tudo, mas ao mesmo tempo cultivar seus rituais, marcando com celebrações momentos importantes na vida, como aniversário, casamento, nascimento, batizado, férias anuais etc. Ter um ciclo de amigos ecléticos, de diferentes origens, grupos. Cultivar o novo, buscando lugares, cheiros, roupas, livros, comidas diferentes sempre!

“Não há tempo que volte, amor! Vamos viver tudo que há pra viver! Vamos nos permitir!”


E viva meus 28 anos!

Um comentário:

Ju disse...

VIVA!!!!!! Muitas felicidades, saúde e coisas novas em sua vida todos os dias! bjus