7 de julho de 2010

Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Quem passa pela Cinelândia, no Centro do Rio, observa de longe. Definitivamente ele não passa despercebido. Sua grandeza, sua beleza chamam atenção não só de turistas mas também de muitos cariocas que, infelizmente, nunca passaram do portão de entrada.




O Theatro Municipal teve sua inspiração no Palais de Garnier (ou Ópera Garnier), de Paris. Não à toa. O Rio respirava a Belle Époque da capital francesa no final do século XIX, onde a arquitetura no estilo art nouveau refletia riqueza, presente na decoração, nas colunas de mármore, em esculturas e superfícies folheadas a ouro, muito ouro. Em 1903, o então prefeito da capital brasileira Pereira Passos lançou um edital para o concurso do projeto do futuro teatro. A construção durou quatro anos e 1909 foi inaugurado pelo presidente Nilo Peçanha.



O Theatro não comemorou seu centenário no ano passado porque desde 2008 estava fechado para obra de restauração e modernização. Mas agora já se encontra aberto para os incríveis concertos e apresentações. Como bom carioca, e amante da música, desde garoto, quando ainda estudava piano, costumava assistir concertos por lá.



E depois de anos, tive a oportunidade de voltar recentemente para apreciar uma das apresentações mais brilhantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, no concerto “Fora de Série”. No repertório, músicas que fizeram sucesso no cinema, entre eles: E.T. o Extraterrestre, Tubarão, Aprendiz de Feiticeiro, Harry Potter, Indiana Jones, Jurassic Park, A Lista de Schindler, Perfume de Mulher e Guerra nas Estrelas. E o melhor: ainda paguei a metade do preço no ingresso pelo projeto Carioquinha, que acontece geralmente no mês de junho.





É roteiro certo para quem curte muito mais que praia, Pão de Açúcar, Corcovado, Lagoa e Maracanã. É claro que faz parte conhecer esses lugares, mas o turista que tiver interesse em ir além dos tradicionais pontos turísticos, vale a pena conhecer o Centro do Rio. E daí eu incluo: Mosteiro de São Bento, Candelária, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Confeitaria Colombo, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Fundação Casa França Brasil, Centro Cultural Light, Paço Imperial, Espaço Cultural da Marinha, Ilha Fiscal, Arcos da Lapa...


Essas fotos foram tiradas depois da reforma e monstra um pouco da beleza do interior desse palácio da cultura nacional e internacional.

 
Acesse o site oficial do Theatro

Um comentário:

railer disse...

muito bonito mesmo.