6 de dezembro de 2011

Me deixa dormir


Pesquisas são feitas para comprovar aquilo que já desconfiamos, mas não temos base teórica para confirmar. Especialistas europeus dizem ter encontrado um gene que NECESSITA de sono! Opa, não preciso fazer testes para saber que eu tenho esse gene! (veja a matéria)

Alguns falam que dormir é perder preciosas horas de vida. Você poderia aproveitar para praticar exercício, estudar para um concurso importante, para aprender um instrumento ou qualquer coisa que seja realmente útil. Desculpa, mas para mim, dormir é essencial ao meu bem estar. Quando não tenho uma boa noite de sono, ou quando venho numa sequencia de noites mal dormidas, sinto-me cansado, com raciocínio lento e, o pior, com enxaqueca.

Mesmo quando era mais novo (não estou velho!), não agüentava passar noitadas inteiras sem sofrer as conseqüências do dia seguinte. Carnaval era uma fase intensa e, não por acaso, o corpo geralmente respondia enfermo nas semanas seguintes ao acúmulo de cansaço e agitação.

Fico impressionado quando as pessoas me falam que bastam cinco ou seis horas de sono para ficar bem disposto. Eu preciso de oito horas, apesar de ter uma rotina de sete horas, ou menos durante a semana. Em toda minha vida, sempre precisei acordar cedo, no início para ir à escola, depois para faculdade e agora no trabalho. Sempre peguei (escola, faculdade ou trabalho) antes das 8 da manhã, o que me exige um esforço diário para despertar bem disposto. Admiro aquelas pessoas que, mesmo não precisando levantar tão cedo para trabalhar, acordam para ir malhar ou começar qualquer atividade física.

Ao mesmo tempo, o corpo já se acostumou e mesmo no final de semana, quando não há compromissos nem horários, o relógio biológico não falha nunca. Às vezes bate uma “raiva” quando em pleno sábado eu acordo seis e pouca da manhã. Mesmo ficando na cama por mais algumas horas, o sono não é o mesmo.

Se tem hora para acordar, também tem hora para dormir. Quem me conhece, sabe que não pode me convidar para assistir sessão de cinema depois das nove da noite. É sono na certa! Independe do filme que esteja passando. Já dormi “assistindo” Shrek, Guerra nas Estrelas etc. Isso vale para teatro também. Adoro musical, mas Fantasma da Ópera e Hairspray, com todo seu repertório empolgante, me soaram como cantigas de ninar. Eu juro que luto com o sono, mas ele sempre me vence.

Falta muito ainda para aposentar, mas fico imaginando o conforto que será em não ter compromisso de acordar cedo. Sei que não vou exagerar, passando a acordar quase meio dia. A sensação é péssima porque você percebe que perdeu realmente metade do seu dia útil. O equilíbrio é sempre o melhor caminho. Nem seis da madruga, nem onze da tarde. Se pudesse alterar meu relógio biológico, colocaria o despertador para nove horas. Melhor seria se pudesse alterar já agora, sem precisar esperar a tal da aposentadoria... esse papo já me deu sono.

Um comentário:

Liza disse...

Hoje, eu durmo umas 7 horas por noite, só q com acordadas no meio da madrugada (2x ou mais). E isso pra mim é uma ótima noite de sono! Vc não imagina ao que o corpo consegue se acostumar... deixa só vc virar papai!

bju