21 de agosto de 2013

Questão de educação



Os cariocas agora devem se preocupar em jogar lixo no chão nas ruas da cidade. Se não há consciência coletiva, o peso no bolso pode mudar a cultura suja de quem vive no Rio. A partir dessa semana, o sujeito que for pego jogando lixo no chão, desde um palito de fósforo até um sofá, será multado pelo guarda municipal.

A novidade vai pegar de surpresa os mal educados de plantão, acostumados a jogar latinha de cerveja pelo ônibus, papel de bala, folders, as necessidades do cachorrinho e qualquer coisa que venha sujar as ruas e, consequentemente, a imagem da cidade. A multa varia de R$157 a R$980. A campanha vem na mesma onda da Lei Seca, que trouxe a cultura para o carioca do “vai de táxi” porque a dor de cabeça para rever sua carteira de habilitação e o carro, além do alto custo da multa, não compensa o risco de ser pego depois da bebedeira da noitada.

Não jogar lixo na rua deveria ser um princípio básico para o cidadão, mas infelizmente não é. A educação não é responsabilidade apenas do ensino escolar, das campanhas institucionais, mas principalmente dos pais e responsáveis. O que adianta a criança aprender na escola como jogar o lixo certo, se os pais jogam na rua o papel de sorvete, que acabaram de comprar para o filho na sua frente? O exemplo é a melhor forma de educar, sempre! 

As campanhas podem intensificar a motivação para população agir de forma correta, mas sem uma mudança de cultura efetiva, qualquer esforço acaba sendo em vão. Agora, a campanha ganha força, principalmente porque é uma ação promocional do Rock in Rio, com apoio da Prefeitura do Rio, mas com o tempo a tendência é cair no esquecimento. Só mesmo com aplicação de multas de forma séria e ordenada a situação das ruas pode mudar.

Um comentário:

railer disse...

acho válida esta medida. a coisa tava ficando feia na cidade. gente jogando lixo no chão na cara dura... agora espero que as coisas melhorem.