Eu tenho hábito de trabalhar escutando rádio. E costumo
“zapiar” as estações, sempre na busca por música. Mas é inevitável não reparar as
“atrações” das rádios cariocas, que tentam chamar atenção do ouvinte de todo
jeito.
A rádio MPB FM, por exemplo, é nitidamente uma rádio voltada
para um público que gosta de escutar apenas músicas cantadas em português.
Valorizar cultura nacional, incentivar os artistas brasileiros, tudo isso é
super válido. Mas acho que falta um direcionamento melhor de qual público ele
quer atingir de fato. Independente da programação musical, a rádio tem em sua
grade diversas chamadas, programas e boletins com assuntos tão diversos que a
impressão que dá é que eles querem atingir TODOS os públicos, sem exceção
Logo após o anúncio das principais notícias do dia, vem o boletim
“Nas ondas” às 7h30, quando a maioria está colocando sua gravata para trabalhar
no escritório ou já se encontra no engarrafamento a caminho do expediente. A
voz do surfista Rico de Souza, no melhor estilo “fala brother! Aloha”, enuncia
a condição do mar para os interessados em pegar sua prancha e curtir umas
ondinhas pela manhã. E mesmo quando não há onda, ele sugere “uma boa caminhada
na orla é sempre bom para saúde”. Bacana, interessante, mas vamos falar sério, soa
deboche para quem não tem esse tempo livre para “praticar esporte na orla”.
Há também o boletim da moda, com uma espécie de “personal
stylist” com voz de gripada, meio anasalada, mostrando “a tendência das cores,
tecidos e cortes” da última estação. É o
momento mulherzinha que abrange todas as mulheres bem resolvidas, com alto
poder aquisitivo para consumir as tendências das vitrines do Village Mall. Não
esqueçamos também da hora “Mais sustentável”, com a voz calma e suave da atriz
Isabel Fillardis, que traz um pouco de esperança para humanidade, com mensagens
de como transformar o mundo com pequenas atitudes sustentáveis! Enquanto você
imprime vinte páginas de um relatório que vai virar lixo depois da reunião,
você aprende que reciclagem é uma responsabilidade de todos nós!
Finalmente, temos o boletim do marqueteiro Diego Maia,
especialista em dar as melhores dicas para ganhar dinheiro com sua empresa fundo
de quintal. Com voz expressiva e ar-ti-cu-la-da, típica de quem fez aquele
curso de oratória para impressionar o ouvinte, o cara é tão incisivo em suas
mensagens que você, leitor, se questiona “por que ainda sou empregado se posso
ter minha empresa e ser rico”? Fico imaginando todos os empresários ligados na
rádio escutando, entre um sambinha e outro do Zeca (“Deixa a vida me levar!”),
as dicas imperdíveis desse guru das vendas.
Um comentário:
kkkkkk...realmente, é fora da realidade do carioca suado espremido na Central. Até parece que um surfista vai escutar o rádio e vai acordar cedinho para não perder essa dica. Aguardo análise da JB FM!
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