13 de maio de 2014

Afinal, quem é o público?



Eu tenho hábito de trabalhar escutando rádio. E costumo “zapiar” as estações, sempre na busca por música. Mas é inevitável não reparar as “atrações” das rádios cariocas, que tentam chamar atenção do ouvinte de todo jeito.


A rádio MPB FM, por exemplo, é nitidamente uma rádio voltada para um público que gosta de escutar apenas músicas cantadas em português. Valorizar cultura nacional, incentivar os artistas brasileiros, tudo isso é super válido. Mas acho que falta um direcionamento melhor de qual público ele quer atingir de fato. Independente da programação musical, a rádio tem em sua grade diversas chamadas, programas e boletins com assuntos tão diversos que a impressão que dá é que eles querem atingir TODOS os públicos, sem exceção


Logo após o anúncio das principais notícias do dia, vem o boletim “Nas ondas” às 7h30, quando a maioria está colocando sua gravata para trabalhar no escritório ou já se encontra no engarrafamento a caminho do expediente. A voz do surfista Rico de Souza, no melhor estilo “fala brother! Aloha”, enuncia a condição do mar para os interessados em pegar sua prancha e curtir umas ondinhas pela manhã. E mesmo quando não há onda, ele sugere “uma boa caminhada na orla é sempre bom para saúde”. Bacana, interessante, mas vamos falar sério, soa deboche para quem não tem esse tempo livre para “praticar esporte na orla”.


Há também o boletim da moda, com uma espécie de “personal stylist” com voz de gripada, meio anasalada, mostrando “a tendência das cores, tecidos e cortes” da última estação.  É o momento mulherzinha que abrange todas as mulheres bem resolvidas, com alto poder aquisitivo para consumir as tendências das vitrines do Village Mall. Não esqueçamos também da hora “Mais sustentável”, com a voz calma e suave da atriz Isabel Fillardis, que traz um pouco de esperança para humanidade, com mensagens de como transformar o mundo com pequenas atitudes sustentáveis! Enquanto você imprime vinte páginas de um relatório que vai virar lixo depois da reunião, você aprende que reciclagem é uma responsabilidade de todos nós!


Finalmente, temos o boletim do marqueteiro Diego Maia, especialista em dar as melhores dicas para ganhar dinheiro com sua empresa fundo de quintal. Com voz expressiva e ar-ti-cu-la-da, típica de quem fez aquele curso de oratória para impressionar o ouvinte, o cara é tão incisivo em suas mensagens que você, leitor, se questiona “por que ainda sou empregado se posso ter minha empresa e ser rico”? Fico imaginando todos os empresários ligados na rádio escutando, entre um sambinha e outro do Zeca (“Deixa a vida me levar!”), as dicas imperdíveis desse guru das vendas.

Um comentário:

Flávia Jorlane disse...

kkkkkk...realmente, é fora da realidade do carioca suado espremido na Central. Até parece que um surfista vai escutar o rádio e vai acordar cedinho para não perder essa dica. Aguardo análise da JB FM!