22 de dezembro de 2016

Boulevard Olímpico – Rio com cara nova



Apesar das inúmeras críticas à decisão do prefeito do Rio, Eduardo Paes, em demolir o elevado da Perimetral para revitalizar a região portuária da cidade, certo ou não, os cariocas ganharam um novo espaço de lazer que, de fato, trouxe novos ares para região. Quem é da cidade sabe que o Porto do Rio nunca foi um lugar convidativo, apesar de alguns eventos serem promovidos nos armazéns repaginados.


O lugar era feio mesmo. E a ideia do prefeito em revitalizar, inspirada na região do Puerto Madero, em Buenos Aires, proporcionou mais uma opção de lazer ao carioca. Ainda faltam opções de restaurantes e bares. Além dos armazéns do porto, que têm recebido inúmeros eventos temporários ao longo do ano (mesmo após as Olimpíadas), entre eles o Rio Gastronomia, Mondial de La Biere e Aventura de Natal, a região conta com dois importantes museus – Museu do Rio e Museu do Amanhã – e um Aquário recém-inaugurado.

Museu do Amanhã é, sem dúvida, um presente para cidade. Com uma arquitetura incrível, o espaço conta com uma exposição permanente com um olhar para o futuro, que é a proposta dele. Confesso que senti um grande orgulho em poder escutar todos os vídeos na língua portuguesa e sentir a ótima sensação de estar em um dos museus mais atualizados tecnologicamente do mundo, não perdendo em nada para outros que já conheci.

A exposição faz uma ótima reflexão sobre o planeta, de onde viemos, o que estamos fazendo hoje por ele e para onde estamos caminhando. É um museu diferente sim, desde sua estrutura até o modo de percorrer a exposição. O espaço externo vale pela beleza arquitetônica, pelo espelho d´água e pela bela paisagem da Baía de Guanabara.

Outra melhora foi o transporte público no local. Antes da operação do VLT, era difícil chegar ao Porto, mesmo de táxi. As ruas em torno estão sempre engarrafadas, e o fluxo de gente circulando aumentou significativamente, o que exigia um transporte prático, como o VLT, que liga a rodoviária ao aeroporto Santos Dumont (podiam ter planejado uma área para colocar malas dentro do vagão!).

O Boulevard Olímpico trouxe também uma beleza antes rara à cidade. As artes urbanas, tão marginalizadas, ganharam destaque e deram vida para região. O destaque, claro, fica por conta das pinturas do artista plástico Eduardo Kobra, que impressiona com detalhes de uma fotografia humana.

Tive oportunidade de conhecer o AquaRio – maior aquário da América Latina – que em pouco tempo desde sua abertura já alcançou mais de 500 mil visitantes, entre cariocas e turistas. Fiz um post especial só sobre o novo ponto turístico da região. Leia aqui.

O projeto do Porto Maravilha exigiu alguns anos de paciência dos cariocas. Foram muitas obras e transtornos urbanos, até chegar ao resultado final. Talvez seja o legado das Olimpíadas do Rio mais significativo, uma vez que o povo já incorporou a região como uma opção viável de lazer. Resta agora garantir segurança permanente e atividades que venham agitar o espaço com eventos, shows e feiras.

Nenhum comentário: