19 de janeiro de 2017

Verão carioca na Região dos Lagos




Para quem consegue fugir um pouco das praias do Rio e pega a estrada em direção à Região dos Lagos, vale a pena conhecer algumas das praias mais bonitas desse litoral. De dezembro até o período do carnaval, a Região dos Lagos ferve em todos os sentidos. Além do intenso calor, as férias escolares elevam o número de visitantes, tornando bem congestionado.

Isso, naturalmente, reflete no acesso aos principais pontos turísticos, o que pode virar um programa de índio. As praias ficam lotadas, a estrada engarrafada, falta estacionamento e os serviços (restaurante, padaria, mercado, posto de gasolina etc.) piores ainda. Além disso, as cidades não têm estrutura para receber grande volume de visitantes, o que é normal faltar luz ou água.

Mas para quem pode se programar a visitar fora da alta temporária, a viagem pode revelar ótimas experiências. Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio são os lugares mais procurados. As praias são lindas, quando vazias...

Praia do Atalaia - Arraial do Cabo
 
Para quem visita Arraial, por exemplo, não pode deixar de visitar o Pontal do Atalaia e Praia do Forno, além de assistir ao famoso pôr do sol na Praia Grande. A praia do Pontal do Atalaia é conhecida pelo acesso não tão fácil, mas fascinante. As escalas de madeira que levam até as areias da praia podem até cansar as pernas, mas garantem um belo visual. Na alta temporada, é difícil estacionar perto da escada, mas ainda vale a pena.



Cabo Frio já se tornou uma cidade grande, com shoppings e edifícios que até a década de 2000 eram praticamente raros. Passei muitas férias na minha infância por lá, e o clima era bem diferente do que se vê atualmente. Mesmo assim, vale a pena passar pela praia das Dunas, que ficam antes da famosa (e lotada) Praia do Forte. Areia branca e fina combina com o mar azul cristalino, bem diferente das areias das praias do Rio.

Praia das Dunas - Cabo Frio

A Ilha do Japonês, também em Cabo Frio, se popularizou e, consequentemente, se tornou um dos lugares mais cheios para frequentar. A dica é chegar já fim de tarde, para encontrar mais tranquilo. Conforme o nível da maré, é possível ir andando até a ilha. Mas há barcos ajudando no transporte.

Ilha do Japonês

Búzios já é um paraíso que tem um charme diferente e merece um post só para ele, com as melhores praias. Em São Pedro da Aldeia, a dica é sentar à beira da lagoa e apreciar o pôr do sol.

Lagoa em São Pedro da Aldeia

Nenhum comentário: