20 de setembro de 2010

Álbum fotográfico digital


Eu sempre gostei de fotografia e depois com a facilidade da máquina digital passei a ter a câmera quase como um amigo inseparável para os “melhores momentos da vida”. Por outro lado, a facilidade de você tirar zilhões de fotos de um evento, de um passeio, aniversário etc faz também com que os arquivos se multipliquem em sua memória do computador, mas quase nunca você tem tempo e vontade de mandar imprimir. Resultado: depois da máquina digital, conta-se nos dedos as vezes que tive o trabalho de mandar imprimir fotos e arrumar em álbuns.

Na época do analógico, ficávamos ansiosos em querer revelar as fotos depois de uma viagem, e separávamos até uma graninha só para pagar aquela revelação de 5, 6 rolos de filme de 36 fotos. Ficávamos tristes quando uma foto não saia boa, quando o flash não pegava legal, ou a foto saia fora de foco etc.

Hoje, graças à bendita tecnologia, conseguimos ajustar a máquina para melhor luz, melhor foco, e conferindo o resultado logo depois do clique. E mesmo quando a foto não saiu tão boa, conseguimos depois “photoshopar”, e tentar melhorar um pouco mais. Eu estou longe de ser um especialista em photoshop, mas como bom curioso que sou, sei fazer o básico (pelo menos para mim).

E nessa onda de tecnologia, aprendi recentemente uma novidade (nem tão novidade assim para muitos) que é fazer o fotolivro e mandar imprimir. Finalmente é possível agora você não só escolher as melhores fotos, editá-las, como diagramá-las em um álbum personalizado.

Desde quando voltei da minha última viagem, coloquei na cabeça que iria selecionar algumas fotos para imprimir. Daí, eu me lembrei dessa ferramenta disponível na internet para montar seu próprio fotolivro, com capa dura etc, e resolvi tentar montar o meu. Para quem já conhece essa ferramenta, sabe que existem vários sites que oferecem esse produto, com seus respectivos programas de edição/diagramação. Uns são limitados, outros são mais complexos, e outros são livres, básicos e fáceis de manipular.

Eu escolhi montar meu álbum através do programa chamado D-Book, que está disponível para Download. Nele, é possível escolher a ferramenta online, montando no próprio site, mas daí a ferramenta é limitada, mostrando layouts já prontos, ou como eu fiz, baixar no computador e fazer tudo do seu jeito. Ou seja, a partir da folha em branco, você escolhe as cores do seu álbum, o formato (quadrado, retângulo – paisagem -, capa dura, tipo revista etc), o número de fotos em cada página, o tamanho e a disposição de cada foto etc. Para quem curte fotografia, é uma terapia mexer nisso. Há zilhões de opções para diagramar, o que faz do seu fotolivro um produto único e com a sua cara (e seu gosto também!).

Depois que você conclui a diagramação, você envia o arquivo (arquivo Master) para o site e conclui a compra no site. No meu caso, eu escolhi o livro de capa dura, paisagem, do tamanho G (A4), que vinha com um pacote no valor X para 20 páginas. A partir da 21ª página, eu paguei R$2,50 (no formato que escolhi) por cada página adicional.


 O interessante é que você fica livre para destacar a foto que você mais gostou, colocar o número de fotos que você quiser e ainda imprimir um produto de qualidade (com boa impressão). Assim, dá vontade de você voltar imprimir suas fotos, de forma “quase” profissional, por um preço justo e do tamanho que você desejar. Antes, você escolhia um número de fotos, o tamanho (em geral 10x15) e arrumava em um álbum pronto, sem muitas opções.

3 comentários:

Ju disse...

Muito maneiro! quero logo que o seu chegue para eu ver a qualidade da impressão!! E vou querer uma aulinha também, hein?? beijos, ju

Leticia disse...

Ei, li aqui no blog. Mas quero aula tb. Achei a qualidade muito boa.

Bjs

railer disse...

eu sempre imprimo de 100 a 300 fotos das minhas viagem, coloco em álbuns e escrevo ao lado de cada uma delas pra depois recordar. não tenho preguiça, na verdade adoro fazer isso pois, além de recordar, é uma coisa legal e fácil pra mostrar para as pessoas depois.