24 de setembro de 2010

TV Brasileira – 60 anos


Aproveitando o período de comemoração de 60 anos da TV brasileira, que teve sua primeira transmissão em 18 de setembro de 1950 em São Paulo, graças ao empreendedor e inescrupuloso Assis Chateaubriand (dono dos Diários Associados), e pegando uma carona no Blog da Patrícia Kogut (patríciakogut.com) que selecionou alguns marcos da TV brasileira, faço um rascunho retrospectivo do que mais me marcou na nossa televisão, dos 60 anos de vida, os últimos 28 anos dos quais eu faço parte nessa vida!

Quem estuda ou fez faculdade de Comunicação, sabe que a TV é um dos mais importantes veículos de massa capaz de reunir telespectadores de todas as classes e idades. Querendo ou não, ela ainda é a mídia mais acessada (talvez perdendo apenas para o rádio) no país, e mesmo com uma programação aquém de sua verdadeira utilidade, ela garante acesso à cultura de massa, informação e entretenimento da forma mais barata.

Tanto para quem assiste, quanto para quem trabalha, TV é uma cachaça que vicia. Todo mundo fala mal – principalmente os que trabalham nos bastidores – mas ninguém deixou de assistir, mesmo que por muito pouco tempo. Então, vamos lá:

Quando criança e início da adolescência, os programas imperdíveis: Chaves, Xou da Xuxa (ok, ok, sou da geração Xuxa sim, e daí? E ainda tinham os genéricos: Mara Maravilha, Angélica (que particularmente não gostava) e o hilário Serginho Malandro com sua “porta dos desesperados”), Palhaço Bozo, Os trapalhões, os inúmeros desenhos animados (impossível mencionar todos), TV Pirata, Armação Ilimitada, Escolinha do Professor Raimundo, Silvio Santos (show de Calouros) e Cassino do Chacrinha, Globo de Ouro, Vídeo Show (na época que valia a pena assistir!), Malhação (bem no início, em 1995).

Algumas novelas: “Cambalacho”, “Brega e Chique”, “Bambolê”, “Sassaricando”, “Vale Tudo”, “Que Rei Sou Eu?”, “Top Model”, “Tieta, “Rainha da Sucata”, “O Dono do Mundo”, “Vamp”, “Felicidade”, “Despedida de Solteiros”, “Deus nos Acuda”, “Mulheres de Areia”, “Sonho Meu”, “A Viagem”, “Tropicaliente”, “Quatro por quatro”, “História de Amor”, “Por Amor”, “Anjo Mau”, “Força de um Desejo”, “Laços de Família”, “Um anjo caiu do céu”, “Mulheres Apaixonadas”, “Celebridade”, “Cobras e Lagartos”, “O Profeta”, “Páginas da Vida”, “A Favorita”; Xica da Silva” (Manchete), “Carrossel” (SBT), “Éramos Seis” (SBT). Minisséries: “Anos Dourados”,“Anos Rebeldes”, “Agosto”, “Sex Appeal”, “Engraçadinha... Seus amores e seus pecados”, “Hilda Furacão”, “Labirinto”, “Chiquinha Gonzaga”, “Presença de Anita”, “JK”.

Outros programas: “A Grande Família”, “A vida como ela é”, série “Mulher”, Sem Censura, Roda Viva, Conexão Roberto D´Ávila, antigo “Programa Legal” do SBT, Caldeirão do Huck, antigo “H”, Pânico na TV, CQC, BBB (os primeiros, quando ainda era novidade), “Fama” e Ídolos (meu lado brega, assumo,rs!), Profissão Repórter, Bom dia Brasil, Observatório da Imprensa (às vezes!), e os de sempre – Jornal da Band, Jornal Nacional, Jornal da Globo...

2 comentários:

Ju disse...

Verdade, todo mundo fala mal, mas ngm consegue ficar sem!

Luciana Ramos disse...

Até hoje se vejo Chaves fico rindo que nem uma pateta =)

Adoooro tv, mas confesso que me rendi há muitos anos à tv fechada... Seriados são hoje minha cachaça!