8 de fevereiro de 2012

Você é luz, é raio, estrela e luar


Diante da morte precoce de um ícone da música brega brasileira - o cantor Wando - resolvi rascunhar uma homenagem. Quem nunca cantarolou os versos do clássico “Fogo e Paixão”, imortalizado por ele?

Eu confesso que gosto de Wando e de outros clássicos bregas, porque vejo nesse “estilo” musical uma forma de catarse! Para explicar melhor, vamos a uma breve conferida do significado da palavra catarse no dicionário: “método de purificação mental que consiste em revocar à consciência os estados afetivos recalcados, para aliviar o doente dos desarranjos físicos e mentais oriundos do recalcamento” – quer definição melhor?

São nas letras mais toscas, de mensagens clichês, com romantismo à beira da fossa total que nos deparamos com os tais “estados afetivos recalcados” e acabamos nos deliciando e delirando nessas canções, na melhor expressão “quem canta seus males espanta”! Não só sou adepto a essa catarse coletiva como incentivo a todos se “permitirem”, deixando de lado preconceitos com as músicas bregas!


E essa expressão tomou força total com a criação de um bloco de carnaval inspirado nos clássicos da cafonice que está fazendo maior sucesso. O nome vem homenagear justamente o clássico de Wando, chamando “Bloco Fogo e Paixão” e traz em seu repertório novos arranjos para Wando, Fábio Jr, Roupa Nova, Reginaldo Rossi, Rosana, Beto Barbosa, Chitãozinho e Xororó, Gretchen, Sidney Magal e por aí vai. Próximo dia 12 de fevereiro, uma semana antes do carnaval, o bloco vai se concentrar no Largo São Francisco de Paula, no Centro! E começa cedo: 11h! É imperdível!


Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão...(2x)
Me suja de carmim
Me põe na boca o mel
Louca de amor
Me chama de céu
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
E quando sai de mim
Leva meu coração
Eu sou fogo
Você é paixão...

Um comentário:

railer disse...

não curto nem um pouco...

viu o documentário brasileiro que vai ser lançado sobre o papel da música breganeja no imaginário romântico?
aqui

abraços!
raileronline