21 de janeiro de 2010

Bahia de São Salvador

Quando fui pela primeira vez em Salvador, tinha meus seis anos, e pouco lembro daquela época. Nessa última viagem, tive a oportunidade de passar um dia na terra dos baianos.

Como tinha pouco tempo, acabei escolhendo o passeio histórico, conhecendo os principais pontos turísticos da cidade. A primeira parada foi a Igreja do Bonfim, que na semana seguinte aconteceu a famosa lavagem da escadaria. Depois fomos direto para o Farol da Barra, passando por Campo Grande (na Avenida 7 de Setembro), famoso pelo trajeto dos trios elétricos.

Por último, ficamos no Pelourinho, almoçamos uma boa moqueca de frutos do mar, conhecemos a Igreja de São Francisco, repleta de ouro, descemos o famoso elevador Lacerda e ainda passamos pelo tradicional Mercado Modelo. Ou seja, passeio turistão!

Antes de desembarcar do navio, ouvi muitas recomendações para ter cuidado com objetos de valor, como câmera fotográfica, cordões etc, porque havia muitos casos de furto. Conosco não aconteceu nada, mas depois, já no navio, escutei dois casos de furto.

O que mais me impressionou foi a esperteza e até mesmo má fé de alguns vendedores ambulantes e baianas devidamente caracterizadas que com muita simpatia se aproximam de turistas para oferecer lembranças locais e tirar fotos, e quando não são atendidos pelos turistas passam a ser grossos e inconvenientes. Duas baianas se aproximaram para tirar uma foto conosco e acabaram cobrando dez reais para cada foto tirada, como se a gente tivesse obrigação de pagar.

Apesar de ser uma cidade tipicamente turística (e se prepara para isso) e com seus problemas habituais de toda metrópole, deu vontade de voltar com mais calma para aproveitar um dia de sol, em uma de suas belas praias. Outro desejo é passar um carnaval por lá, mas para isso, além de muito dinheiro no bolso, muita disposição para agüentar a pressão dos trios!



Ah! Fui no Tororó também!


Um comentário:

Ju disse...

Confesso que tenho curiosidade/ vontade de conhecer Salvador, mas longe de seus trios elétricos!!

heheheheh

Gente, adorei a parte do "fui ao toróró" hehhehe

bju