29 de janeiro de 2010

Esclarecendo sobre o post “Nosso Lar – o filme”

Fiquei surpreso ao ler os comentários do post “Nosso Lar O FILME” do blog Trilhas e perceber que meu nome foi citado várias vezes, recebendo críticas pelo post que escrevi sobre o mesmo tema no meu blog (Nosso Lar - O filme). Infelizmente, houve um desencontro de informações, afirmações, créditos e até acusações errôneas feitas por um anônimo que se diz membro da equipe de produção do longa.

Em seus três comentários, ele me acusa o fato de ter “roubado” uma foto de um cenário do filme, além de atribuir a mim a divulgação de dados falsos como vídeos amadores no You Tube, roteiro escrito por Chico Xavier, imagens retiradas de outros sites e livros que desconheço. Não menos importante, o mesmo ainda descreve: “como jornalista, seria bom que você informasse a seus leitores isso”.

Em primeiro lugar, gostaria de informar que além do equívoco em escrever tais comentários em outro blog do qual não escrevo (e portanto, só tomei conhecimento “por acaso”, sabendo nós espíritas que o acaso não existe), não entendi o teor crítico das palavras tensas e agressivas, já que o meu intuito não foi dar “um furo de reportagem”, como também descreve em uma das mensagens.

Sou jornalista sim e exerço minha profissão respeitando as condutas éticas e legais. Mas nunca utilizei de um veículo particular (apesar de ser público por sua natureza) – no caso o meu blog Rascunho - para divulgar informações com esta finalidade.

Acredito que tal veículo de comunicação (blog) possa ser utilizado para diversos fins, inclusive com fins jornalísticos, justamente por se tratar de um importante meio de divulgação de informações de interesse público. Mas não é o caso de Rascunho. Trata-se de um blog pessoal em que são postados textos livres sobre temas diversos, como pode ser constatado em meu primeiro post .

Sobre o post “Nosso Lar – o Filme” especificamente, a curiosidade (inerente a qualquer ser humano) me fez buscar mais informações sobre o que estava acontecendo no prédio em que eu trabalho. Ou seja, eu não fui atrás da notícia! Antes da filmagem, observei a montagem do cenário, sem mesmo saber o que se tratava. Na semana das filmagens, tive a oportunidade de acompanhar como curioso a movimentação da produção e, mais que isso, tive o privilégio de “esbarrar” com o ator Renato Prieto (não sei se ele vai lembrar disso), quando perguntei sobre o que estava acontecendo. Muito simpático e atencioso, o ator me explicou que se tratava das filmagens do longa baseado nesta obra muito conhecida pelos espíritas, além de outras curiosidades. Lembro-me que perguntei se a produção era estrangeira, e este não sabia me responder exatamente, mas confirmou a participação de americanos na produção.

Em referência a tal foto, eu mesmo fiz o registro com a minha própria câmera, no momento em que não havia qualquer pessoa da produção. Como afirmei anteriormente, o cenário foi montado no meu local de trabalho, portanto, não havia qualquer proibição de passagem ou qualquer restrição para registro de imagens. O rapaz que aparece na foto realmente não pertence ao elenco (não sei de onde retiraram essa informação) e estava de passagem pelo local apenas.

Sobre qualquer outra informação a mais, a mim atribuída, totalmente desconheço assim como desconheço também o autor. Portanto, em nenhum momento tive a intenção de especular sobre tal assunto, muito menos divulgar tais informações errôneas, reitero.

E por que resolvi escrever sobre isso no meu blog? Antes de tudo, escrevo sobre tudo que me interessa, independente do assunto. Segundo porque este tema específico me chamou atenção e quis compartilhar da minha experiência. Tenho consciência que ao postar na internet qualquer texto, há sim a possibilidade de muitos internautas descobrirem (basta procurar no Google) e acabarem se interessando pelo tema, tanto quanto eu. Resultado disso foi o número de comentários (favoráveis!) que recebi neste post. Não sou contra a críticas, desde que tenham fundamento e sejam construtivas.

Não mais, desejo sucesso na finalização do filme e mais ainda em seu lançamento! Paz para todos os envolvidos na produção e para os leitores que entenderam o intuito desta mensagem.

Obrigado.

Um comentário:

Ju disse...

Acho lamentável que isso tenha acontecido, ainda mais em um texto dotado de tão boas intenções.

Mas a internet é um campo livre. E da mesma forma que temos espaço para nos expressarmos, as pessoas tem espaço para disvirtuarem o que escrevemos...

Na verdade, tudo não passa de um simples mal entendido por conta de erro de interpretação de texto.

Paz para todos os envolvidos.

Um abraço fraterno,
Júlia, amiga do Mário