28 de janeiro de 2010

Para os foliões do Rio

De uns anos para cá, o Rio voltou a ter carnaval de rua! Antes, Carnaval no Rio se limitava a desfile das Escolas de Samba na Sapucaí e bailes em casas de show ou em clubes fechados – ambientes esses nem um pouco “familiares”. Para quem gosta e curte blocos, como eu, era péssimo. A única vantagem era aproveitar as praias quase desertas e os programas anti-carnaval (cinema, parque aquático, piquenique etc.). Então restava viajar para longe (o que exigia grana no bolso) ou outro programa de índio: Região dos Lagos.

Para quem tem casa nessa região ou pelo menos um parente (um amigo de infância, um vizinho...), sabe muito bem o que é passar carnaval em Iguabinha, Saquarema, Araruama, Cabo-Frio etc. Engarrafamento, calor insuportável, falta de luz, de água, mercado lotado, praia cheia e mais um pouco.

Aos poucos os blocos foram chegando. Uns já são tradicionais, como o Bola Preta no sábado de carnaval, logo pela manhã no Centro do Rio, Suvaco do Cristo (que passou a ficar muito cheio), Carmelitas (ainda vale a pena, só tem que ter pernas para andar nas ladeiras de Santa Teresa), Simpatia é quase amor em Ipanema (também passou ficar muito cheio infelizmente), Empolga às 9h e Rebarbas...

Todo ano eu acabo recebendo dos amigos uma listagem completa de todos os blocos do Rio. Mas este ano recebi um Google maps dos blocos! Isso mesmo! Achei a idéia genial! Além de descobrir a rua e a hora da concentração, você descobre o lugar certinho pelo mapa!


E mesmo para quem não gosta de blocos, dá pra rir só com os nomes hilários, como “Xupa mas não baba”; “Assa o pão mas não queima a rosca”; “Chora, me liga”, “Butano na Bureta”; “Espreme que sai”; “Só o cume interessa”; “Cutucano atrás”, “Encosta que ele cresce”, “Se dé certo, a gente sai”, “Se não quiser me dar, me empresta”...

Um comentário:

Ju disse...

Adoro blocos, e o Bola Preta costumava ser ótimo. Mas da última vez o calor era tanto, eram tantas pessoas, que eu desisti e fui para a praia!!

Tem blocos que ainda são bons, tem outros que só conseguem ser bons porque não anunciam o dia e hora exata que vão sair... Tem outros que é impossível.

Por que pra mim ir para bloco e poder dançar, sambar, pular até dizer chega...

beijos!