15 de fevereiro de 2012

Para ver a banda passar


“Vai passar nessa avenida o samba popular...”

Depois de alguns carnavais longe do Rio, esse ano volto a passar na cidade. Se pudesse, aproveitaria o longo feriado para descansar, em lugar tranqüilo, longe da confusão, mas outras prioridades me impediram desse planejamento.

Se o lado folião clama pelos bloquinhos de rua, por outro lado confesso que não tenho mais paciência para ruas lotadas, multidões, calor infernal, aperto, pouca estrutura, som baixo, falta de educação do povo. O programa deixa de ser divertido e passa ser de índio. Desse bloco, tô fora!

Mas para não deixar a banda passar, acabo selecionando alguns poucos blocos que valem a pena ir. A primeira opção é escolher aqueles fixos, que ficam parados em uma praça ou área suficiente grande para suportar a aglomeração. Assim, você consegue curtir a música, sem aperto. Outra escolha são os blocos tradicionais que prezam pela cultura do samba, ou seja, nada de músicas modinhas para o repertório. Isso só chama público típico de baderna e confusão, porque não querem curtir carnaval, só buscam bebidas, brigas e pegação.

O bloco Fogo & Paixão, que citei aqui, não é propriamente um bloco de carnaval, com músicas típicas, mas pelo menos segue a linha irreverente, com espírito do carnaval, com as pessoas fantasiadas que só querem se divertir com tranqüilidade.

O bloco que mais se aproxima dessa “cultura” do samba de rua é o Cordão do Boitatá, que sai domingo bem cedo no Centro do Rio. As pessoas capricham na fantasia, levam seus confetes e serpentinas, e vão com o único intuito de se divertir. Fica cheio, mas dá para curtir sem precisar passar por perrengue.

Outros blocos tradicionais como “Bola Preta”, “Carmelitas” (em Santa Teresa), “Barbas” (Botafogo) e “Escravos da Mauá” são ótimos, mas atraem uma multidão. Tem que sair de casa já preparado para aguentar alguns contratempos. Sinto falta dos bailes de carnaval nos clubes. Não estou me referindo a bailes tipo do Scala, porque isso é outro tipo de público, se é que você me entende. Mas bailes à fantasia, com banda ou bateria de escola de samba. Só para não dizer que estou sendo radical, segunda de carnaval vai rolar o baile dos grupos de samba Casuarina e Bangalafumenga, na Fundição Progresso, na Lapa.

Mas para quem é do bloco do sossego, o Rio também oferece opções interessantes de lazer longe da multidão. Além de algumas praias que valem a pena freqüentar, longe da Zona Sul ou Barra, como Prainha, Grumari (só tem que chegar bem cedo!), cachoeira do Horto e a trilha para Pedra Bonita são ótimas opções para aproveitar a tranquilidade que natureza resistente e ainda abundante do Rio oferece! Verdadeiro Oásis na cidade.

A verdade é que o Rio respira carnaval, faz parte da cultura carioca. “Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”. Não é à toa que o hino oficial do Rio de Janeiro é uma marchinha de carnaval: Cidade Maravilhosa!

Seja qual for seu bloco, bom carnaval!

Algumas listas de blocos no Rio:

- site Sebastiana

2 comentários:

Liza disse...

Esqueceu dos bloquinhos infantis... :-)

Leticia disse...

Eu adoro samba, mas odeio bagunça e calor. Então, vou ficar com as dicas que vc deu para aqueles que querem sossego. Praia, cachoeira, descanso e namoro com o marido. De resto, vou ver o carnaval da TV da minha casa!!

Bjs e bom carnaval para vc!